Pontos Turísticos de Florianópolis/SC

Conheça os lugares históricos de Floripa

Praça XV de Novembro - Florianópolis

Publicado em: 29 de outubro de 2015

CENTRO DA CIDADE

 

Figueira Centenária

Conta a história que a Figueira Centenária de Florianópolis nasceu em 1871 no jardim da Igreja Matriz, atual Catedral, e que foi transplantada 20 anos depois para o local onde está na Praça XV. Segundo a folclore local, quem rodeá-la várias vezes atrairá para si riqueza, sorte e casamento.

 

Praça XV

Praça XV de Novembro - Florianópolis

Foi na região onde hoje está a Praça XV de Novembro que, em 1662, Dias Velho fundou a vila de Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis. A praça foi arborizada durante o século XIX e até hoje mantém seus espécimes de ficus indianos, palmeiras imperiais, cravos da Índia e a famosa Figueira Centenária. A pavimentação reproduz um desenho do artista Hassis.

 

Museu histórico de Santa Catarina – Palacio Cruz e Sousa

O Prédio do Museu Histórico de Santa Catarina, sediou o Governo do Estado até 1984 e virou museu em 1986, já recebeu a visita de Dom Pedro I e Dom Pedro II. Foi palco da Revolução Federalista em 1891, quando os revoltosos tomaram conta do local, e do início da Novembrada, quando o Presidente Figueiredo foi agredido. Com diversas reformas e restaurações, ganhou dez estátuas do artista italiano Gabriel Sielva. As obras ornamentam a fachada externa do prédio. Endereço: Praça XV de Novembro, 227

 

Catedral

A Igreja Matriz de Florianópolis, mais conhecida como Catedral Metropolitana, está construída no mesmo local onde Dias Velho, fundador da cidade, ergueu uma capelinha para Nossa Senhora do Desterro. A Igreja possui um grande acervo em arte sacra. À sua frente fica o Largo da Catedral, onde funciona às sextas-feiras uma feira de artesanato. No Largo também funciona um Posto de Informações Turísticas.

 

Mercado Público

Mercado-Público-04.08.2015-Foto-Eduardo-Valente-3

Coração do centro histórico de Florianópolis, o Mercado Público Municipal de Florianópolis é diversão garantida. Com seus box de venda de peixe fresco, lojas de roupas, bares e restaurantes típicos, atrai intelectuais, boêmios e artistas. Aos sábados à tarde vira ponto de encontro dos amantes do samba.

 

Praça Hercílio Luz

Situada na cabeceira insular da ponte, a praça Hercílio Luz conta com uma estátua do ex-governador e também com um mirante, que oferece uma bela vista panorâmica das Baías Norte e Sul. Em frente à praça fica o Parque da Luz, área de lazer adotada pelos moradores que conta com parque infantil, espaço para caminhadas e uma extensa área verde. Endereço: Alameda Adolfo Konder

 

LAGOA DA CONCEIÇÃO

 

Mirante Manoel de Menezes

20131125011054mirante_lagoa_3

Localizado no alto do Morro da Lagoa, o Mirante Manoel de Menezes tem uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade. Dali é possível visualizar grande parte da Lagoa, a Avenida das Rendeiras, as dunas e, em dias de sol, o mar da Joaquina e da Praia Mole. Praticamente, todas as pessoas que visitam a ilha passam por ali e tiram uma foto. No local, há também uma luneta para observação terrestre, que permite uma visão ainda mais privilegiada. Um momento especial é a lua cheia que fica linda vista do mirante.

 

Igreja Nossa senhora da Conceição

Esta área de sesmaria se tornou a conhecida Freguesia de Nossa Senhora da Conceição. Para ser construída, a planta da Igreja teve que ir para Portugal e ser aprovada pela Corte. Concluída em 1780, recebeu a visita de Dom Pedro II, que doou uma custódia de prata e dois sinos, que ainda fazem parte da Igreja. Em 1974, a Igrejinha da Lagoa, como é conhecida, foi tombada como Patrimônio Histórico-Cultural. Já em 1999 foi elevada à condição de Santuário.

 

Feira da lagoa

Aos domingos ocorre a Feira da Lagoa, que abriga a Feirarte e a Feira de Artesanato do Casarão, organizada pelo Casarão da Lagoa e pela Fundação Franklin Cascaes. Com mais de 80 artesãos, é possível comprar desde brinquedos educativos em madeira até tapeçarias. Sempre está bem movimentado.

 

Costa da Lagoa

A Costa da Lagoa é uma antiga vila de pescadores que fica numa parte isolada da Lagoa da Conceição, cercada por enormes morros cobertos por densa Mata Atlântica. Além da paisagem bucólica e preservada, que toma conta desse importante recanto da capital catarinense, a Costa da Lagoa é um dos locais que ainda preservam resquícios da cultura deixada pelos imigrantes açorianos. O acesso a localidade pode ser feito de duas formas: por trilhas, em meio a vegetação, ou por barco atravessando as suaves águas da Lagoa da Conceição.

 

Avenida das Rendeiras

Ponte da Lagoa

Passando a ponte de pedra, chega-se à Avenida das Rendeiras, conhecida por este nome por causa das “rendeiras tradicionais” que ali viviam. Ainda encontram-se pequenas casinhas de madeira com rendeiras nativas expondo suas rendas de bilro. A atividade está quase em extinção. Pela avenida, muitas pessoas caminham ou correm, além de ser a beira para os esportes náuticos. Por toda a sua extensão há restaurantes especializados em frutos do mar, barzinhos e casas noturnas.

 

Dunas da Lagoa

Foi nas dunas da Joaquina que nasceu o sandboard, esporte radical que consiste em descer os bancos de areia em uma prancha própria para isso. Ali é possível alugá-las para se divertir. Para os mais cautelosos, existe uma prancha um pouco mais larga para descer sentado. A Praia Joaquina fica bem pertinho da Lagoa da Conceição, aliás a praia é um bairro da Lagoa. E as dunas começam na Avenida das Rendeiras e segue até a praia Joaquina.

 

Esportes Náuticos

A Lagoa da Conceição é o recanto dos esportes náuticos, como caiaques, lanchas, jetskis, barcos à vela, windsurf e kitesurf. Todo fim de semana, principalmente na alta temporada, têm atividades nas águas calmas da lagoa. Várias empresas ficam na orla com aluguel de caiaque, stanuppaddle e pedalinho. Na baixa temporada, essa oferta diminui, mas em dias de sol, geralmente, tem uma ou outra. Você pode alugar também em empresas especializadas em ecoturismo.

 

Fonte: Guia Floripa